Professores Permanentes
Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006). Atualmente trabalha na Universidade do Estado da Bahia. É Professor do Doutorado Interinstitucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidades. Coordenador de Projetos de Pesquisa financiados pelo FNDE, MEC, MCT, CAPES, CNPQ, FAPESB e UNEB. Se dedica à pesquisar em modelagem computacional aplicada a EAD e a Tecnologia Educacional, e à educação em geral, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de uma sociedade em rede, permeada de translocalidades pluriculturais, onde focaliza a variedade de plurilinguismo de expressão portuguesa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educativa, educação à distância, informatica educacional, tecnologia da informação, pluriculturalidade, plurilinguismo de expressão portuguesa. Em História é pesquisador da História da Bahia e da História Medieval Ibérica. Orientador de Doutorado. Coordenador do Núcleo Bahia da Associação Brasileira de Educação a Distância. Membro da Academia Baiana de Educação, do Instituto Geográfico Histórico da Bahia e da Academia Portuguesa da História.
Lattes
Professor da área 3 - Gestão Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação
Professor Permanente e vice-coordenador (2018-2022 e 2022-2024) do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre e Doutor em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica em Educação e Graduado em Pedagogia, Faculdade de Educação do Estado da Bahia (FAEEBA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Leciona na graduação e pós-graduação, respectivamente, as disciplinas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Educação Social e Formação de Educadores (GESCFORME). Membro da Comissão Estadual de Construção do Plano Estadual de Educação em Prisões do Estado da Bahia (2019-2021). A produção bibliográfica versa sobre sujeitos da EJA e da Educação Social, EJA em Prisões, Formação de Educadores Sociais, Pesquisa de Natureza Interventiva. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Formação de Educadores e Sujeitos em Situação de Vulnerabilidade Social em contextos educativos diversos. Atualmente tem-se dedicado a pesquisar as relações entre o mestrado profissional em educação e as suas cartografias e fundamentos epistemo-metodológicos de pesquisa de natureza interventiva em educação, como resultado parcial dessa investigação publicou o livro autoral Pesquisa de Intervenção em Educação, Editora Universitária EDUNEB (2019).
Professor da área 1 - Educação, Trabalho e Meio Ambiente
Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor pela Universidade Federal da Bahia, através do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento - PPGDC (2023). Mestre em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA, pela Universidade do Estado da Bahia. Pós-Graduado em Educação Especial Inclusiva pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018). Especialista em Gestão e Tutoria na EAD pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2013). Especialista em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2010). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador - FTC (2010). Graduado em Educação Especial pela Prominas (2018). Graduado em Letras, Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2008). Atuo como: Professor, no curso de Licenciatura em Pedagogia, oferecido pela Faculdade Santíssimo Sacramento. Servidor Público do Estado da Bahia: Coordenador Pedagógico. Tenho experiência nas áreas de Letramentos, Educação, Coordenação Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Tutoria, EAD, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professor, Gestão Escolar e Educacional; Coordenação Pedagógica, Tutoria e Consultoria em Projetos e Programas Educacionais.
Lattes
Professor da área 3 - GESTÃO EDUCACIONAL E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Professora Titular do Departamento de Educação (DEDC- I) da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Doutora em Ciências Sociais (UFBA), com Mestrado e Bacharelado em Ciências Sociais ( UFBA). É Especialista em Direito Constitucional dos Afro-descendentes ( UNEB). Formação em Gestão Universitária pela Royal Roads University- Canadá. Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec)- UNEB, atuando na área de concentração de Gestão da Educação e Redes Sociais, Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos- MPEJA ( UNEB), atuando na Linha Educação, Trabalho e Meio Ambiente. Lidera os grupo de pesquisa : Interculturalidades, Gestão da Educação e Trabalho- INTERGESTO e SANKOFA: Negritudes, Pan-Africanismo, Interculturalidades e Subalternidades, ambos Certificados pelo CNPQ. Pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional -CPEDR da UNEB. Foi Vice-Reitora da Universidade do Estado da Bahia (2014-2017), Foi Diretora do Departamento de Educação - Campus I - UNEB (2011-2013). Recebeu os Prêmios- 1. Medalha Maria Quitéria pelas lutas em prol da educação, Prêmio Alice Botas pela atuação acadêmica e o Prêmio Luiza Mahin pela Contribuição à comunidade Negra. Atuou como Assessora de Programas e Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN, substituindo o Pró-Reitor nas ausências e impedimentos, Foi Gerente de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, substituindo a Pró-Reitora nas ausências e impedimentos. Tem experiência nas áreas Trabalho, Relações Raciais, EJA, Gestão da Educação e Precarização do Trabalho Docente.
Professora da área 1 - Educação, Trabalho e Meio Ambiente
Carla Meira Pires de Carvalho, concluiu a graduação em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia no ano de 2004, tendo atuado na graduação durante 3 anos como bolsista PIBIC-CNPQ no âmbito da Pedagogia do Teatro. Atuou como professora de Teatro concursada entre os anos de 2004 a 2011 pela SMED/Salvador na Educação Básica, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDuC/UNEB-2009) . Atuou como Professora do curso de Licenciatura em Artes Visuais pelo PARFOR pela UNEB e pelo PROFORMA/UEFS. Atuou como Docente Substituta da Escola de Teatro da UFBA, lecionando no curso de Licenciatura em Teatro entre 2009-2011. Concentra estudos teórico-práticos na área de Artes, se dedicando principalmente nos seguintes eixos temáticos: Ensino do Teatro, Teatro, Ludicidade, Educação de Jovens e Adultos, Encenação, Teatro, Narrativas Autobiográficas, formação e Letramento. Foi professora Auxiliar DE dos cursos de Licenciatura em Teatro, Dança e Pedagogia da UESB, campus de Jequié. Nesta universidade desenvolveu Projetos de Pesquisa, de Extensão e do PIBID, além de Montagem de Espetáculos Didáticos. Concluiu o Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação- FACED-UFBA em 2015, integrando os grupos de Pesquisa GEREL e CIEJA. Como professora Adjunta da Faculdade de Educação- DEDC-I da UNEB, atuou como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de Pedagogia, além de ter atuado como coordenadora e vice-coordenadora da área de Artes no biênio 2016-2018. Atuou como professora colaboradora na Assessoria de Cultura e Artes (ASCULT) da UNEB, desenvolvendo também o papel de Assistente Pedagógica do curso de Lic. em Música campus I. Desenvolve também o curso de Extensão: Memórias em cena: teatro e narrativas de vida na Universidade Aberta à Terceira Idade-UATI/UNEB. Em 2020 iniciou orientações em projeto de Pesquisa de Iniciação Científica e no PIBID, ambos articulando o ensino da Arte, a Ludicidade e as Narrativas de vida e formação docente no âmbito da EJA. Atualmente se encontra como professora colaboradora do curso de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA/UNEB) e como professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural/Pós-Crítica.
Professora da área 2 - Formação de Professores e Políticas Públicas
Mulher negra, professora, nascida no campo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestrado (2008) e doutorado (2014) em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Professora Adjunta do Departamento de Educação- Salvador, Campus I da Universidade do Estado da Bahia em regime de Dedicação Exclusiva (DE). Professora Permanente do Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)/UNEB, vinculada a Área de Concentração 2 ? Formação de Professores e Políticas Públicas. Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal da Bahia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) Bahia, vice- líder do Grupo de Pesquisa Educação do Campo e Contemporaneidade do PPGEduC/UNEB e pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEPALE UNICAMP. Pesquisadora associada a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) membro do GT18- Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Participa da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS). Curadora do Café com Paulo Freire Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e Periferias Urbanas, atuando principalmente nos seguintes temas: política e avaliação educacional, educação e trabalho, educação de jovens, adultos e idosos, educação popular, educação do campo, movimentos sociais populares, currículo e formação de professora/es.
Área de Interesse: Estado, Políticas Públicas, Educação, Memória,Diversidade Cultural, Identidade dos Povos do Campo, Formação de Professor, Educação de Pessoas Jovens e Adultas e Políticas Públicas.
Grupo de Pesquisa: Educação do Campo e Contemporaneidade do PPGEduC/UNEB e pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEPALE UNICAMP.
possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, na licenciatura em Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Psicologia da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, solução de problemas, formação de professores, ensino de matemática, educação de jovens e adultos e educação matemática de jovens e adultos.
Área de Interesse: Educação Matemática, com ênfase em Psicologia da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, solução de problemas, formação de professores, ensino de matemática, educação de jovens e adultos e educação matemática de jovens e adultos.
Grupo de Pesquisa: Contextos e cognição na Educação de Jovens e Adultos - CCEJA e Educação Matemática de Jovens e Adultos
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997), mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2012) e doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2017). Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia e professora do Centro Municipal de Educação Infantil Dália de Menezes. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação do Campo e Contemporaneidade - PPGEDUC-UNEB. Professora do Programa de Mestrado em Educação de Jovens e Adultos- MPEJA. Tem experiência na área de docência e gestão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, agroecologia, educação profissional, infâncias, juventudes e trabalho.
Professora da área 3 - Gestão Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação
Francisca de Paula, nasceu em Coaraci, Bahia, Brasil. Filha de Doralice Santos e Marinaldo Marques. Aplica o método de trabalho interior na vida diária, do Instituto Cafh. Tal prática a faz entender que chegar aos níveis de pós-doutorado, doutorado, mestrado e outras formações, a torna mais comprometida e engajada em construir as mudanças que deseja ver no mundo: a] Pós-Doutoramento em Educação (2006), Universidade de Coimbra, Portugal; b] Doutoramento em Educação (2005), Universidade Federal da Bahia, Brasil, com vivências na Nova Zelândia; c] Mestrado em Administração (1997), Universidade Federal da Bahia, Brasil, realizando estágio na Universidade do Quebec, em Montréal, Canadá; d] Especialização em Administração (1993), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e em Psicopedagogia Junguiana (2012), Instituto Junguiano da Bahia, Brasil; e e] Graduação em Turismo (1988), pela Faculdade Integrada Olga Mettig, e Administração (1990), pela Universidade Católica do Salvador, Brasil. Na atualidade, em 2022, continua com projeto aprovado sem bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. Permanece atuando como professora, extensionista e pesquisadora da graduação em Turismo e Hotelaria e programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Doutorado Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) e Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); vice-líder do Grupo Multidisciplinar Sociedade Solidária, Educação, Espaço e Turismo (SSEETU); coordenadora e colaboradora de projetos relacionados ao turismo de base comunitária; economia solidária; sustentabilidade; educação profissional; educação de jovens e adultos; meio ambiente; desenvolvimento local; (auto)gestão; comunidades de povos indígenas, africanos e afrobrasileiros; educação para o turismo de base comunitária; dentre outros temas, articulando ensino-extensão-pesquisa há mais de dez anos.
Professora da área 3 - Gestão Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação
Grupo de Pesquisa: Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa: SSEETU - Sociedade Solidária, Educação, Espaço e Turismo
E-mail: fsilva@uneb.br
Professora Titular do Departamento de Educação (DEDC- I) da Universidade do Estado da Bahia(1997). Doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona (2009), mestrado em Educação pela Universidade de Québec à Chicoutimi (2004) Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Salamanca(2006),Especialista em Gestão e Planejamento escolar pela Universidade do Estado de Bahia (1998). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS (1996), Professora permanente do programa de Mestrado Profissional de Jovens e adultos( MPEJA) da UNEB(2014). Pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona no marco do Plano Nacional de Investigação Científica, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Ministério de Educação Espanhol. Pós-doutora em Educação pela na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, no Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED/ Bolsista CAPES- PNPD. Realização de estadias em universidades europeias e latino-americanas. Parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Seus estudos, investigações e publicações estão relacionados currículo, formação de professores/as,e direitos humanos, abordando aspectos didáticos e epistemológicos da atenção à diversidade educativa para jovens e adultos.
Professora da área 2 - Formação de Professores e Políticas Públicas
Pós Doutorado em Educação e Currículo - PUC-SP, Doutorado em Educação e Currículo - PUC-SP , Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA/Uneb, Especialização em Psicopedagogia, Especialização em Processos Organizacionais do Ensino Superior e Graduação em Licenciatura em Pedagogia/UCSAL. Atualmente é professor adjunta- UNEB, Campus IV, em Jacobina. Coordenadora Curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas na UNEB, Campus IV, Docente dos Programas de Pós graduação Educação e Diversidade - MPED, e Educação de Jovens e Adultos - MPEJA/ UNEB. Ministra os componentes curriculares: Epistemologia em educação, Pesquisa e Prática Pedagógica , Prática Pedagógica, Psicologia e Educação, TCC , Pesquisa Aplicada e Laboratório de Pesquisa. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de jovens e adultos, Formação docente, Currículo, Gestão Escolar e Educacional. Membro dos grupos de Pesquisa DIFEBA/UNEB e Formação do professor e Cotidiano escolar/PUC-SP.
Lattes
Professora da área 2 - Formação de Professores e Políticas Públicas
Pós- Doutorado em Educação e Contemporaneidade. Doutorado em Educação e Contemporaneidade. Mestrado em Educação e Contemporaneidade. Pedagoga. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação. Coordenadora do curso de Pedagogia EAD pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UNEB), Líder do Grupo de Pesquisa GELITIC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagens, Infâncias, EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEPE (Gestão, Políticas Públicas e Tecnologias). Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e Jovens e Adultos (MPEJA/ UNEB). Parecerista ad hoc da EDUFBa (UFBA). Parecerista ad hoc da Revista Interfaces da Educação (UEMS). Parecerista ad hoc da PROEX (UNEB).
Professora da área 3 - Gestão Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre pela Universidade do Estado da Bahia- Programa de Educação e Contemporaneidade (PPGeduc- Uneb). Líder do grupo de pesquisa FORTIS ( Formação, Trabalho e Identidades), professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural (Unicamp). Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação DEDC/Campus I, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - MPEJA. Tem experiência na área de Educação, Trabalho, Juventudes e Identidades, atuando principalmente nos seguintes temas: Trajetórias juvenis; Trajetórias de Formação, Trajetórias de trabalho, Identidades ,Culturas adolescentes e juvenis, Metodologia de Participação e escuta de adolescentes, Relações entre Trabalho e Educação, adolescência(s) e Juventude(s).
Professor da área 1 - Educação, Trabalho e Meio Ambiente
Professor na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas, DCH-I Salvador. Possui graduação em Letras com Língua Espanhola pela Universidade Federal da Bahia (2003). Especialização em Metodologia do ensino superior com ênfase em novas tecnologias (FBB) e Especialização em LIBRAS (IBF-Pós). Mestrado em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB. Doutorado em Linguística pela Universidade de Vigo-Espanha (Convalidado/reconhecido pela UFPE-Doutorado em Letras e Linguística). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH-UNEB-Salvador). Professor no Colegiado de Turismo e Hotelaria. Professor no curso de licenciatura em língua espanhola UNEAD-UNEB desde 2011. Professor no curso de licenciatura em Letras UNEAD-UNEB. Professor no Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA-UNEB- FACULDADE DE EDUCAÇÃO). Professor da linha 2 no Mestrado: Currículo e Formação do professor. Disciplinas mais atuantes: Metodologia do trabalho científico, TCC, Texto científico-Regras de ABNT. Língua Espanhola (variados níveis), currículo; planejamento escolar; didática; estágio supervisionado; estudos interdisciplinares; Organização educacional; Lexicologia. Desenvolve projetos de extensão e pesquisa nas áreas de: Espanhol para fins específicos, Diversidade na educação, gênero e sexualidades na EJA e educação; Currículo e EJA; formação docente, metodologias para o ensino de línguas, cultura e interculturalidade, inclusão/exclusão social e emancipação, texto-discurso-poder; Relações entre estágio supervisionado-planejamento escolar- organização escolar-currículo; letramento e literacia.
Área de Interesse: Inclusão Social, Ensino, Currículo, Gestão Escolar, Turismo e Cultura, educação e interdisciplinaridades
.
Grupo de Pesquisa: TURISMO E HOTELARIA
Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Doutora em Ciências da Educação pela Université Vincennes Saint-Denis Paris 8 - França (2003) defendendo tese sobre a Relação com o Saber na qual apresenta categorias de saberes para uma prática pedagógica de interferência cultural. Mestre em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1996). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1988). Licenciada em Ciências- (UFBA) (1982). Especialista em Arteterapia Junguiana pelo Instituto Junguiano da Bahia (2019). Tem formação em Massagem Chinesa Tui Na (2018).Tem Formação em Terapia de Integração Psicoenergética (TIP)(2018). Coordenadora do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da UNEB criado com o Projeto de Infraestrutura submetido ao Edital da FINEP-MC&T em 2004, inaugurando um espaço destinado a pesquisadores e grupos de pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional, tendo em vista a informação e comunicação para a expansão da pesquisa na UNEB. Coordena a SERIE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL do CPEDR/UNEB publicando artigos originados de pesquisas. É Membro do RETINA Internacional- Recherches Esthétiques & Théoretiques sur les images Nouvelles et Anciennes; Líder do Grupo de pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional (GEEDR/UNEB/CNPq); desenvolve estudos dos saberes e das práticas nas áreas Interdisciplinar, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas com enfase em Educação, Desenvolvimento Regional e Análise Cognitiva. Orienta Pesquisa e TCC de Graduação/Especialização; Mestrado e Doutorado. Tradutora de livro e artigos do francês para o português brasileiro. Trabalha com a Pesquisa pelos Práticos e a Observação Questionante. Atuou no Conselho Editorial da EDUNEB 2012/2016. É Editora da Revista Análise Cognitiva. Integra o quadro docente do Doutorado Multiinstitucional e Multirreferencial em Difusão do Conhecimento (DMMDC) ministrando o componente Analise Cognitiva e desenvolvendo a pesquisa do Estado da Arte no Campo da Analise Cognitiva, e do Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). https://orcid.org/0000-0002-6979-4617.
Professor da área 1 - Educação, Trabalho e Meio Ambiente
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Alfabetização e em Supervisão Escolar pela UEFS. Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia- Campus I. Professora do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos- MPEJA. Atuou como Especialista em Educação na Secretaria Municipal da Educação de Feira de Santana/BA, desenvolvendo propostas de formação continuada para professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Infantil, Brincar, Alfabetização de crianças, jovens e adultos. Realizou um Estágio Avançado de Doutoramento em Estudos da Criança na especialidade Sociologia da Infância, durante o período de 01 de abril a 01 de agosto de 2014 na Universidade do Minho - Portugal. Líder dos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPQ, GEPBRINC-Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Brincar e GEPIETEC-Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Educação e Tecnologia. Membro do Conselho Editorial Técnico-Científico da Editora Mares e de seus Selos Editoriais, além de contribuir com a emissão de pareceres e de avaliações de natureza acadêmica necessários às publicações técnico-científicas desta editora.
Professora da área 2 - Formação de Professores e Políticas Públicas
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997), Especialização em Planejamento e Gestão Educacional, Psicopedagogia escolar, mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Professora e orientadora do programa de Mestrado Profissional de Jovens e adultos da UNEB, tutora a distância da Universidade Aberta do Brasil, tutora a distância da Universidade do Estado da Bahia. Atuei na gestão gestão geral do Programa PARFOR UNEB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Estágio Supervisionado, Prática de ensino, Orientação de TCC, seminários, Educação Online, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, docência, estágio supervisionado, prática de ensino e formação de professor presencial e online. É membro do comitê científico da revista Metáfora educacional e membro do conselho editorial da Revista Saberes em Perspectivas, do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoente da Bahia. Atua nos grupos de pesquisa: Educação Literária Afrodescentes, Gestão e midiatização das práticas sociais, Estudos de Midia - Análise e gestão de processos socioculturais e de significação de produtos midiáticos.
Professora da área 3 - Gestão Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação
Doutorado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Uneb/Ba (2017). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Uneb/Ba (2013). Mestrado em Ciências Contábeis (FVC) (Créditos concluídos, 2000). Graduação em Ciências Contábeis, Fundação Visconde de Cairú (FVC) (1986), Pós Graduada em Administração Financeira e Governamental ? Ufba/CETEAD e em Administração Financeira, Faculdade Integradas Estácio de Sá. Possui especialização em Planejamento e Gestão em Educação, Uneb/Ba. Professora das Áreas de Planejamento e Orçamento Governamental, Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal. Especialista Financeiro Projeto Co-Financiado / BIRD, Projeto Educação (cf.?Termo of Reference for Contracting?). Consultora das áreas de Planejamento no Setor Público, Finanças, Gestão e Orçamentos Públicos. Tem larga experiência em planejamento, administração e gestão atuando, principalmente, nas seguintes áreas: Planejamento no Setor Público, Orçamento Público, Gestão Pública. Estuda Educação, Gestão e Universidade; Financiamento, Investimento e Orçamento em Educação. Grupos de pesquisa em que atua: Sociedade, Conhecimento, Política e Desenvolvimento (Uneb) (pesquisador), Educação, Universidade e Região (EduReg) (Uneb) (estudante) e Interculturalidades, Gestão da Educação e Trabalho (InterGesto) (pesquisador). https://orcid.org/0000-0002-4578-8749.
Professora da área 3 - Gestão Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação
Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - UFBA (2009-2013). Mestre em Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial - CELLAEE-CUBA/ UEFS-BRASIL(1999 - 2002). Possui graduação em Pedagogia pela Associação Cultural e Educacional da Bahia - Faculdade de Educação da Bahia (1991 - 1993). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia(1994) atuando no curso de Graduação de Pedagogia e no Programa de Pos-graduação - Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA. É coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Inclusiva ( Modalidade EAD). Foi coordenadora do colegiado do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação - campus I / UNEB. É Coordenadora do grupo de Pesquisa Programa de Educação Inclusiva - PROGEI, faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais GEINE da Universidade Federal da Bahia - UFBA e do grupo Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, coordenando a linha de pesquisa Etnias, Educação e Inclusão Compreensiva, desenvolvendo pesquisa na área de Deficiencias físicas e sensoriais nas comunidades Indígenas do Estado da Bahia e Fulni-ó em Águas Belas Pernanbuco; Docente Orientadora do Programa de Residência Pedagógica/CAPES, coordenando o subprojeto sobre formação e Educação Especial na perspectiva inclusiva nos biênios 2018-2020 e 2020-2022. É pesquisadora no Centro de pesquisa educacional e desenvolvimento regional - CPEDR/UNEB. Atuou de 2007 a 2013 como colaboradora do o Ministério da Educação através da coordenação do Curso de Formação de professores na área da Deficiencia Visual - SECADI/CAPES//FNDE. Coordenou o PROGEI - Programa de Educação inclusiva, financiado pelo PROEXT(2018 a 2019), realizando projetos de ensino-pesquisa-extensão na área de formação de professores de jovens e adultos na Penitenciária em uma perspectiva inclusiva; curso de LIBRAS, BRAILLE; adaptando o currículo na escola regular das crianças com necessidade educacional especial(2018-2019); É coordenadora do Fórum sobre Deficiência e Comunidades Indígenas na Universidade do Estado da Bahia. Foi pesquisadora do Projeto DIVERCULT (2018-2020) que consiste no desenvolvimento de jogo digital com as temáticas Direitos Humanos e Inclusão financiado pela CAPES no Edital 43/2017. Faz parte da REDE INTERNACIONAL DE PESQUISA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE JOVENS E ADULTO - Rede BRASILUEJA. Tem experiência na área de Educação, atuando como consultora nas áreas de planejamento, didática, políticas públicas com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação indígena, prática pedagógica, formação de professores, currículo e educação inclusiva, políticas públicas nos diversos níveis e modalidades de ensino.Trabalhou como docente e coordenadora nos diferentes segmentos da Educação Básica.Atua como docente do Atendimento Educacional Especializado. Blog acadêmico:http://progeiunebIII.blogspot.com.br/ e Site Acadêmico: www.inclusaodahora.com.br
Professora da área 1 - Educação, Trabalho e Meio Ambiente
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2010). Área: Sociologia Política. Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2003). Graduação e Licenciatura em Ciências Sociais, com área de concentração em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000). É professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação onde atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos. Estuda Educação, Gestão e Universidade; Movimentos Sociais, Redes Transnacionais. Atualmente coordena o Programa de Pós Graduação em Educaçao de Jovens e Adultos - MPEJA.
Professora da área 1 - Educação, Trabalho e Meio Ambiente